O livro Isso é Marketing trata da essência do pensamento de Seth Godin sobre o verdadeiro papel dos profissionais de marketing, que deve ser o de enxergar e entender pessoas, se importando genuinamente com elas, para criar e vender produtos e serviços que gerem mudança e transformação. Separei aqui algumas das lições que extrai com o livro:
1. Não importa o quanto você está desesperado para vender. Isso não te dá o direito de roubar a atenção das pessoas, de invadir seu espaço e de coagi-las a comprar.
2. O marketing de coação, cheio de spam e enganação pode até funcionar no curto prazo, mas não dura. Para ter sucesso a longo prazo, você precisa se importar com pessoas.
3. Pessoas não compram produtos ou serviços. Elas compram a transformação, a mudança que esses produtos geram.
4. Mais importante do que querer ser conhecido ou famoso, é pensar na mudança que você gera. É ela que vai te sustentar a longo prazo.
5. É mais fácil criar produtos e serviços para os clientes que deseja atender do que encontrar clientes para seus produtos e serviços.
6. As pessoas têm uma cosmovisão, baseada nos seus sonhos, desejos, experiências, valores. Você precisa entender profundamente essa cosmovisão e participar dela.
7. Todo mundo é gente demais. “para quem é isso?” é a pergunta mais importante.
8. Buscar incansavelmente conquistar a massa o tornará entendiante, porque a massa significa média, o centro da curva, ela exige ofender ninguém e satisfazer a todos. Isso levará a concessões e generalizações.
9. Encontrar adotantes iniciais é fundamental para o sucesso do seu produto/serviço. Crie coisas interessantes o suficiente para atrair os primeiros usuários e fazê-los falar sobre isso. Alguns vão ficar. Outros vão em busca da próxima novidade. E está tudo bem.
10. Profissionais de marketing eficazes não focam na solução. Focam em entender muito bem o problema.
11. As pessoas têm dificuldades para lidar com mudanças. Por isso, é interessante mostrar primeiro o que seu produto/serviço tem de familiar e mudar o padrão aos poucos, oferecendo uma nova opção.
12. As melhores ideias não foram aceitas de imediato. Crie relacionamentos e tenha paciência.
13. Toda mudança gera também mudança de status. Entenda como o grupo que você pretende servir percebe esse status.
14. Em vez de perguntar: como posso fazer com que mais pessoas me ouçam, como posso divulgar, encontrar mais seguidores, converter mais leads em vendas, encontrar mais clientes, pagar minha equipe?” você pode perguntar “qual mudança procuro fazer?. Quando você sabe o que representa, o que resto fica muito mais fácil.
15. As pessoas estão exaustas e desconfiadas dos anúncios. Invista em relacionamentos e em contar a história que o cliente quer ouvir.
16. Lembramos das coisas que vemos repetidamente. Por isso, sua narrativa requer frequência. Não é porque você enjoou de falar sobre seu produto que seu cliente enjoou também. Ele precisa ouvir várias vezes para sentir confiança e querer comprar.
17. O preço faz parte da estratégia de marketing. Ele é parte do posicionamento que você escolheu. Abaixar o preço por falta de alternativas é uma solução desesperada.
18. Dê às pessoas um motivo para falar de você:
A melhor razão para as pessoas falarem sobre você é porque estão falando sobre si mesmas: “olha como eu tenho bom gosto.” Olha como sou bom em reconhecer ideias importantes".
19. Você pode ser um ótimo profissional e ainda assim não receber cliques ou fazer vendas. Isso quer dizer que seu marketing está ruim. A boa notícia é que você pode aprender e melhorar.
20. Uma simples planilha de marketing:
Para quem é isso?
Para quem é isso?
Qual é a cosmovisão do público que você está procurando alcançar?
Do que eles têm medo?
Que história você contará? Ela é verdadeira?
Que mudança você está tentando fazer?
Como ela mudará o status das pessoas?
Como você alcançará os adotantes iniciais?
Por que eles contariam aos amigos?
O que contarão aos amigos?
Onde está o efeito de rede que levará isso em frente?
Qual ativo você está construindo?
Você tem orgulho dele?
Incrível, né? Em tempos de tanto marketing cansativo e cheio de gatilhos, a leitura desse livro vale muito a pena.
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Espero que goste e boa leitura!
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