top of page
Buscar
Foto do escritorLuciana Padovez Cualheta

Melhores passagens do livro O Ano Em Que Disse Sim de Shonda Rimes



No livro O Ano em Que Disse Sim: como dançar, ficar ao sol e ser sua própria pessoa, Shonda Rimes dá várias lições sobre sua relação com o trabalho, com a maternidade, com o corpo, com os amigos e consigo mesma. O livro conta a história de um ano em que Shonda decidiu dizer "sim" para todas as oportunidades, e as descobertas que fez pelo caminho. Além de ser uma ótima oportunidade de conhecer Shonda Rimes de forma mais íntima, o livro O Ano Em Que Disse Sim também é recheado de reflexões. Resumi algumas delas aqui, com minhas passagens favoritas do livro.


Para ler a resenha completa do livro, clique aqui.


Passagem 1:

"Seja um realizador. Não um sonhador.

Sonhos são lindos. Mas sonhos não se realizam apenas porque você os sonha. É o trabalho árduo que faz as coisas acontecerem".

Passagem 2:

"Encontre uma causa que ame. Não tem problema escolher apenas uma. Você vai precisar passar muito tempo no mundo real tentando descobrir como parar de ser um fracassado perdido, então uma causa está de bom tamanho".


Passagem 3:

"Sempre que me virem em algum lugar, fazendo sucesso em uma área da vida, isso significa quase certamente que estou falhando em outra área da vida. Qualquer um que diga que está fazendo tudo perfeitamente é um mentiroso".


Passagem 4:

"Acho ofensivo para a maternidade chamar “ser mãe” de emprego. Ser mãe não é emprego. Ser mãe é quem eu sou. Você pode deixar o emprego. Eu não posso deixar de ser mãe. Ser mãe nos redefine, nos reinventa, nos destrói e reconstrói. Ser mãe nos coloca cara a cara com nós mesmas quando crianças, com nossas mães como seres humanos, com nossos medos mais profundos de quem realmente somos".

Passagem 5:

"Que tipo de pessoa se sente mais confortável trabalhando do que relaxando? Para uma perfeccionista que trabalha duro, só tira notas altas e é obsessiva, é um desafio difícil saltar para um estilo de vida que requer largar tudo para brincar".


Passagem 6:

"Perder-se não é algo que acontece de uma vez. Perder-se acontece com um não de cada vez. Não a sair essa noite. Não a colocar o papo em dia com aquela antiga colega de quarto da faculdade. Não a ir àquela festa. Não a sair de férias. Não a fazer uma nova amizade. Perder-se acontece meio quilo de cada vez".


Passagem 7:

"Como receber um elogio?

Obrigada. Sorriso. Cale a boca.

Ninguém tem a obrigação de elogiar você. As pessoas fazem porque querem. Então, quando você nega o elogio de alguém, você está dizendo à pessoa que ela está errada. Que ela desperdiçou tempo. Está questionando o gosto da pessoa e o bom senso dela. Se alguém quer elogiar você, deixe".


Passagem 8:

"Duroneza

1. (subst..) prática de conhecer as próprias realizações e habilidades, aceitar as próprias realizações e habilidades e celebrar as próprias realizações e habilidades. 2. (subst..) prática de viver a vida com autoridade. AUTORIDADE (subst.. ou verbo) um estado de espírito que envolve amar a si mesmo, andar “desse jeito” e não dar a mínima para o que os outros pensam de você".

(não sei você, mas eu amei essa definição!)

Passagem 9:

"Percebi uma verdade muito simples: que o sucesso, a fama e a realização de todos os meus sonhos não me consertariam ou melhorariam. Não era uma poção instantânea para crescimento pessoal. A realização de todos os meus sonhos apenas parecia ampliar quaisquer qualidades que eu já possuía. Mas corrigir minhas falhas? Não".

Passagem 10:

"Não importa o quanto uma conversa seja difícil, sei que do outro lado daquela conversa difícil está a paz. O conhecimento. Uma resposta é entregue. Caráter é revelado. Tréguas são formadas. Mal-entendidos são resolvidos. Liberdade está do outro lado do campo das conversas difíceis".

Passagem 11:

"Normalizem suas vidas, pessoal.

Não quer ter um bebê? Não tenha um.

Não quer se casar? Não case.

Quer viver sozinha? Aproveite.

Quer amar alguém? Ame alguém.

Não peça desculpas. Não explique. Jamais se sinta inferior."

Passagem 12:

"Meu final feliz não é igual ao seu final feliz. Todos têm a própria versão".


Incrível, né? Não é por acaso que a Shonda está na minha lista secreta de melhores amigos (pessoas que são minhas melhores amigas e não sabem disso).



Você pode comprar o livro clicando no link:



(Ao comprar usando esse link, o blog recebe uma pequena porcentagem pela venda. Isso garante que eu consiga continuar produzindo conteúdos de qualidade gratuitamente)


Espero que goste e boa leitura!

361 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Ativo 1_96x.png
bottom of page