top of page
Buscar

Resenha do livro Isso é Marketing de Seth Godin



Seth Godin é um dos grandes nomes do Marketing e eu adoro sua abordagem mais humanizada ao falar do tema. O livro Isso é Marketing resume a essência do seu pensamento, ensinando que bons profissionais de marketing se preocupam em resolver problemas das pessoas, usando a empatia e a generosidade para entregar sua proposta, sem fazer barulho, sem se tornarem chatos, sem fazer os clientes se sentirem ansiosos ou enganados ao entupir sua caixa de e-mail de spam ou insistir que precisam comprar.



Para Seth Godin, o marketing é o ato de fazer uma mudança acontecer e por isso toda estratégia de marketing é baseada na história que você cria. Você não vende simplesmente um produto ou serviço. Vende a transformação que eles geram. Como o autor reforça, um cliente que compra uma broca na verdade não quer comprar uma broca. Ele quer um buraco na parede. Mais do que isso. Quer ter o quadro pendurado na parede. Quer as sensações que o quadro pendurado na parede vão lhe proporcionar.


Por isso, mais importante do que querer se tornar conhecido ou ganhar notoriedade, é entender qual são os problemas dos clientes, criar algo que possa contribuir com a solução desse problema e definir qual história você vai contar para mostrar que seu produto/serviço pode ajudar essas pessoas. Essa história não deve ser falsa ou inventada, mas baseada no que os potenciais clientes realmente valorizam. É uma forma de gerar identificação, conexão e fazer as pessoas sentirem que podem confiar na empresa a ponto de comprar dela.


No livro Isso é Marketing, Seth Godin fala sobre a importância de encontrar seu menor público viável e entender sua cosmovisão, sobre a importância dos adotantes iniciais para o sucesso do seu negócio, sobre como fazer o melhor para o cliente, usando a empatia e a generosidade, sobre o trabalho emocional do marketing, sobre o papel do status no comportamento de compra, sobre a função que sua marca desempenha nas vendas, sobre precificação, sobre funil de vendas e sobre afiliação e criação de comunidades.


Para Seth Godin, as pessoas gostam do que é familiar, gostam de pertencer. “Pessoas como nós fazem coisas assim”. Seu objetivo deve ser entender quem são as pessoas “como nós” e quais são as coisas que elas fazem, para encaixar sua história aí. É dar as pessoas uma história para contar aos amigos e um motivo para fazer isso. É criar um produto/serviço do qual você realmente se orgulhe e não apenas incomodar pessoas para ganhar dinheiro.


O livro Isso é Marketing é uma leitura simples e profunda ao mesmo tempo, sendo um verdadeiro tratado sobre marketing de relacionamento, branding, construção de comunidades e criação de conexões verdadeiras com clientes. Em tempos de tantas pessoas usando o marketing de forma desesperada e invasiva, é realmente reconfortante encontrar uma leitura como essa. Para fazer Marketing que funcione a longo prazo, você não deve ser egoísta e tentar roubar a atenção das pessoas a qualquer custo. Basta estar disposto a enxergar e se importar genuinamente com pessoas.

Alguém que se diz profissional de marketing, mas que só se preocupa com o curto prazo e em maximizar o lucro, pode facilmente adotar uma abordagem descarada. Spam, enganação, coação. O outro tipo de marketing, o eficaz, envolve compreender a visão de mundo e os desejos de nossos clientes para que possamos criar uma conexão. Ele implica tornar-se imprescindível e trazer algo além do esperado para as pessoas que confiam em nós. O marketing eficaz procura voluntários, não vítimas

Para quem é recomendado:

  • Profissionais de marketing que se preocupam genuinamente com seus clientes;

  • Empreendedores que querem que seu negócio se destaque dentre os demais;

  • Pessoas que têm vontade de abrir um negócio;

  • Profissionais de branding e personal branding;

  • Professores e consultores de marketing.

Avaliação do livro Isso é Marketing de Seth Godin:

Rápido de ler? Sim. A leitura é gostosa e fluida. Mas, sugiro que você não leia com pressa e tente refletir e aplicar o que está aprendendo. Dá para fazer várias análises sobre o seu papel como profissional de marketing enquanto lê.

Tem exemplos? Sim! Vários.

Conteúdo útil? Muito.

Fontes confiáveis? Sim. O autor tem mais de 25 anos de experiência com o tema.

Quantidade de páginas: 257

Nota: 10.0


Você pode comprar o livro clicando no link:


(Ao comprar usando esse link, o blog recebe uma pequena porcentagem pela venda. Isso garante que eu consiga continuar produzindo conteúdos de qualidade gratuitamente)


Espero que goste e boa leitura!

2.248 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Ativo 1_96x.png
bottom of page